A participação dos partidos brasileiros nas Internacionais Partidárias

03/01/2019 11:32

De tempos em tempos, é possível ver algum defensor ou crítico mencionar o chamado Foro de São Paulo. Recentemente, por exemplo, na campanha eleitoral para presidente do Brasil, o candidato Cabo Daciolo questionou o candidato Ciro Gomes sobre o envolvimento deste com o Foro de São Paulo. O que, talvez, pouca gente saiba, é que o Foro de São Paulo pertence a uma categoria de organizações políticas chamada de "Internacionais Partidárias". São várias organizações, que reúnem partidos e grupos políticos do mundo todo, podendo ter tendências às esquerdas, ao centro ou às direitas. A seguir, vamos abordar, brevemente, a participação de partidos políticos brasileiros nas Internacionais Partidárias.

 

1. Aliança Progressista

Grupo de partidos, de tendência socialdemocrata, de 91 países (inclusive o Partido Democrata, dos EUA, e o Meretz, de Israel). A Aliança surgiu em crítica a Internacional Socialista, por esta aceitar partidos de países não-democráticos. Dois partidos brasileiros são membros da Aliança Progressista: Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Para saber mais: https://progressive-alliance.info/

 

2. Comitê por uma Internacional dos Trabalhadores

Grupo de partidos e organizações de tendência trotskista (uma das interpretações do socialismo), vindos de 41 países. Desde a década de 1990, critica os partidos socialdemocratas e trabalhistas, acusando-os de abandonarem as lutas dos trabalhadores e se aliarem ao capitalismo. O Comitê tem um membro brasileiro: o grupo "Liberdade, Socialismo e Revolução", um dos braços do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Para saber mais: https://www.socialistworld.net/

 

3. Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina e o Caribe

Reúne partidos de 29 países latino-americanos, com várias tendências políticas (liberais, democratas cristãos, socialistas, etc), que discutem problemas comuns ao continente. Tem três membros brasileiros: Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido dos Trabalhadores (PT) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Para saber mais: https://www.copppal.org/

 

4. Encontro Internacional de Países Comunistas e Operários

Reúne partidos comunistas de 45 países (inclusive os de Cuba e China), tendo dois membros brasileiros: Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Para saber mais: https://www.solidnet.org/home/

 

5. Foro de São Paulo

Agrupa partidos políticos e organizações de 23 países latino-americanos, tendo em si diversas tendências políticas (socialdemocratas, sindicais, partidos comunistas, esquerda cristã, ambientalistas, etc). Dos partidos políticos brasileiros, seis são membros do Foro de São Paulo: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Pátria Livre (PPL).

Para saber mais: https://forodesaopaulo.org/

 

6. Global Verde

Organização que reúne Partidos Verdes de 86 países, incluindo o Partido Verde do Brasil.

Para saber mais: https://www.globalgreens.org/

 

7. Internacional Democrata Centrista

Organização que também já se chamou "União Mundial Democrata Cristã", reúne partidos de 63 países, com tendências democrata-cristã e conservadora. O Brasil tem dois partidos ligados a esta organização: Democratas (DEM) como partido membro e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) como partido observador.

Para saber mais: https://idc-cdi.com/

 

8. Internacional Liberal

Agrupa partidos de tendência liberal, vindos de 49 países. A organização tem apenas um integrante brasileiro: o Brazilian Group of Liberal International, ligado ao Democratas (DEM).

Para saber mais: https://liberal-international.org/

 

9. Internacional Socialista

Reúne partidos membros de 92 países (inclusive partidos de oposição da Bolívia e da Venezuela), com tendências socialdemocratas, socialistas e trabalhistas. Do Brasil, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) integra a organização.

Para saber mais: https://www.internacionalsocialista.org/

 

10. Quarta Internacional

Organização de tendência trotskista, que nasceu em oposição ao stalinismo e, atualmente, agrupa partidos e grupos políticos de 35 países. No Brasil, é representada por diversas correntes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), principalmente a corrente Insurgência.

Para saber mais: https://www.internationalviewpoint.org/

 

11. União Internacional Democrata

Organização cujas tendências políticas são o conservadorismo, a democracia cristã e o liberalismo clássico, agrupando partidos e grupos políticos de 55 países (inclusive o Partido Republicano, dos EUA). Apenas um partido brasileiro é membro da organização: o Democratas (DEM).

Para saber mais: https://www.idu.org/

 

Outros grupos políticos (não organizados nem formalizados como partidos) participam de órgãos políticos internacionais. Por exemplo, temos a Conferência Internacional Monarquista (para saber mais: https://internationale.monarchiste.com/ ), que reúne partidos e grupos de 38 países, incluindo, no Brasil, a Associação Causa Imperial, a Juventude Monárquica Restauradores do Império do Brasil e o Instituto Brasileiro de Estudos Monárquicos do Rio Grande do Sul.

Como podemos ver, é comum a inserção e integração dos partidos políticos brasileiros a organizações internacionais, no contexto de globalização, de trocas de ideias e experiências e discussão sobre os rumos políticos em todo o mundo.

 

Licença Creative Commons
 

Pesquisar no site

Contato

Intimidade com a História