FILHOS DE ITANHANDU - Marcelo Cunha

01/02/2016 12:07

Como filho de Itanhandu (encravada na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais), em minhas horas vagas pesquiso e leio sobre a história da minha cidade de origem e procuro sempre divulgar algo interessante a respeito do lugar. Ano passado, neste mesmo site, contei um pouco da história da jornalista itanhanduense Helle Alves. Hoje, vamos acompanhar brevemente a história do ex-jogador itanhanduense Marcelo Cunha.

Nascido em 1938 e atualmente vivendo em Uberlândia, Marcelo Cunha é um dentre os filhos da pequena cidade de Itanhandu a ganhar projeção nacional, em seu caso como jogador de futebol. Atuou pelo Yuracán, time da cidade sul-mineira de Itajubá, e também pelo São Paulo, Ferroviária de Botucatu e Vasco da Gama, além de ter disputado, pela Seleção Brasileira, o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 1960. Deixou o futebol em 1966 para estudar engenharia.

Exemplos como o de Marcelo Cunha são interessantes e devem ser valorizados para percebermos como o resgate da história do futebol, dos jogadores provenientes de pequenos recantos brasileiros e da memória esportiva brasileira é importante para pensarmos a posição do futebol como instrumento de ascensão e transformação social, especialmente longe dos grandes centros urbanos nacionais.

 

FONTE:

https://www.facebook.com/groups/personalidadesurbanashistoricasitanhandu/permalink/1071284022922026/?notif_t=group_highlights

 

Licença Creative Commons
 

Pesquisar no site

Contato

Intimidade com a História