O herói Tiradentes: representações e desconstruções

02/04/2018 03:43

Sugestão de atividades para serem aplicadas e mediadas

 

Público alvo: Alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

 

Áreas do conhecimento envolvidas: História, Arte e Língua Portuguesa

 

Objetivos:

- Aprofundar o conhecimento sobre Tiradentes e a importância dada a ele na história brasileira

- Discutir a construção do "herói" e suas representações nos livros e nas artes plásticas

- Perceber aspectos da Inconfidência Mineira (alcance do movimento, papel de Tiradentes, etc)

 

Procedimentos:

- Roda de conversa com o tema: "O que é um herói?" Nesta conversa, utilizando uma linguagem adequada a cada série em que se encontra o público alvo, o professor de História e de Língua Portuguesa motivará os alunos a se expressarem sobre o que pensam a respeito do heroísmo, da forma como pessoas podem ser elevadas à categoria de "heróis" ou "heroínas" e de como esses heróis podem ser representados tanto por via escrita quanto por vias oral, musical e imagética.

- Exibição do vídeo intitulado "Tiradentes", do canal Nerdologia (Youtube), cujo link será colocado ao final deste projeto. O professor de História, fazendo a mediação para que o conteúdo do vídeo seja compreendido por alunos de séries diferentes, analisará com os alunos, a partir das informações do vídeo, questões como o papel de Tiradentes dentro do movimento que queria a independência de Minas Gerais (e não a do Brasil) e a forma como Tiradentes foi alçado à condição de "herói nacional" pelos primeiros governantes após a proclamação da República.

- Análise de livros didáticos de diferentes épocas (conforme a disponibilidade dos mesmos na escola ou em arquivos da localidade em que se encontra a escola), com o professor de História mediando junto aos alunos uma comparação entre o que é abordado sobre Tiradentes em diversas épocas.

- Produção, da parte dos alunos, de manifestações artísticas diversas falando sobre Tiradentes e a construção e representação de seu "heroísmo". Esta atividade deverá ser feita com a presença e o auxílio dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa, podendo os alunos produzirem poemas, músicas, paródias, pinturas, desenhos, histórias em quadrinhos, danças, teatros, entre outras manifestações que mostrem o que foi discutido a respeito de Tiradentes, do seu papel no movimento dos inconfidentes mineiros e das representações de sua figura e características heroicas nas artes em geral.

 

Culminância: Exposição artística com as produções dos alunos, estando aberta a toda a comunidade escolar.

 

Cronograma e avaliação: Podem ser planejados pelos professores envolvidos, considerando a realidade da escola e o andamento do programa de conteúdos.

 

Links e leituras:

BERNARDO, Nairim. Tiradentes é um exemplo de como heróis são construídos. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4915/tiradentes-e-um-exemplo-de-como-herois-sao-construidos  Publicado em: 07 mar.2018.

 

CANAL NERDOLOGIA. Tiradentes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wADmQiM8XZY  Publicado em: 18 abr.2017.

 

MATOS, Olgária Chain Féres. Construção e desaparecimento do herói: uma questão de identidade nacional. Revista Tempo Social, USP, São Paulo, 6(1-2):83-90, 1994 (editado em jun.1995). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ts/v6n1-2/0103-2070-ts-06-02-0083.pdf

 

 

Licença Creative Commons
 

Pesquisar no site

Contato

Intimidade com a História