OPINIÃO - Conhecimento e poder

10/12/2014 19:36

A filósofa Vivane Mosé, em uma entrevista à UNA TV, disse que democratizar o conhecimento é também democratizar o poder. Ao longo da História, percebe-se que conhecer algo é sinônimo de poder para quem conhece.

Nas sociedades do Oriente Antigo, por exemplo, o conhecimento era cercado por uma aura de mistérios. Os reis e os sacerdotes guardavam conhecimentos ligados à religião; nobres guardavam conhecimentos de várias tecnologias. Na Idade Média, os líderes do catolicismo guardavam nos mosteiros e bibliotecas o conhecimento da literatura clássica que tanto contribuiu para lançar as bases da sociedade ocidental. Depois, as universidades assumiram o posto de depositárias do conhecimento. Porém, hoje em dia a internet oferece a possibilidade de qualquer pessoa ter acesso ao conhecimento e de produzir ainda mais conhecimentos a partir do mundo de informações que temos a disposição.

Há que se tomar cuidado, no entanto, para que os usuários da internet não se limitem às informações disponíveis e se acomodem. É muito fácil, hoje, achar tudo aparentemente pronto (pesquisas escolares, por exemplo). A tendência, com isso, é criar uma nova divisão social: enquanto antigamente as pessoas se dividiam entre quem tinha mais informações e quem tinha menos, hoje correm o risco de dividirem-se em quem se limita às informações e quem transforma informações em novos conhecimentos. Esta divisão criaria apenas um novo jogo de poder, ao invés de democratizar de fato o poder que antes era limitado a poucos.

A educação tem um papel fundamental no sentido de realmente democratizar o poder e não apenas dividir a sociedade em uma classe de “informados conformados” e outra de “informados transformadores”. Numa escola que acompanha a evolução da tecnologia e do pensamento, há possibilidades maiores de se democratizar o poder através da democratização do conhecimento.

 

Referências bibliográficas:

MOSÉ, Viviane. Educação na sociedade do conhecimento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vqkUWJINT_k Acesso em: 10.dez.2014. Publicado em 04.jul.2013.

 

Licença Creative Commons
 

Pesquisar no site

Contato

Intimidade com a História