Síndromes arquimédicas e interdisciplinaridade

22/02/2015 14:00

Existe uma história de que Arquimedes, grande filósofo grego, fez uma descoberta importante para a Física enquanto tomava banho. Vira e mexe também tenho surtos da “síndrome arquimédica”, ou seja, aproveito momentos ociosos para refletir sobre assuntos que gosto de estudar e conhecer, mesmo que não tenham grande ligação com as ciências humanas. Foi em um destes momentos que atentei para o quanto os conceitos das ciências exatas podem ser importantes “puxadores” de reflexões, aprendizados e práticas interdisciplinares na escola.

Um bom exemplo disso é a densidade. O conceito é simples: densidade é a relação entre a massa e o volume de um objeto. Uma bola de tênis, por exemplo, é mais densa que uma bexiga cheia de ar, pois a bola concentra mais massa em um menor volume, enquanto a bexiga tem maior volume, porém com muito menos massa. Entendido o conceito, é possível extrapolar os limites da Física e explorar a densidade e suas várias possibilidades de discussões em outros campos do conhecimento. Uma conversa sobre o conceito de densidade leva a pensar, por exemplo, a densidade populacional e a discutir como a maior ou menor incidência deste fenômeno pode afetar o meio ambiente. Além disso, a discussão sobre a densidade populacional e os impactos ambientais fazem voltar à área de exatas, ao se propor cálculos estatísticos sobre população e áreas impactadas pelas grandes densidades populacionais e seus efeitos sobre o meio em que vivem. Ainda assim é possível viajar novamente pelas ciências humanas, analisando a evolução histórica do crescimento populacional em determinadas regiões e seus fenômenos políticos, sociais e culturais.

Com este exemplo, pode-se pensar em como outros conceitos das exatas permitem discussões que englobem outras áreas do conhecimento. O conceito de progressão aritmética e progressão geométrica podem desencadear em assuntos próprios da Geografia; os teoremas de Tales e Pitágoras ou os conceitos matemáticos de Euclides permitem discutir História, Filosofia e até mesmo Linguística (a partir da análise das origens de termos do nosso idioma).

Em um mundo onde cada vez mais os jovens têm múltiplas informações a seu dispor, os professores são constantemente desafiados a buscar mais e mais conhecimentos e trabalhá-los para que os conceitos possam aos poucos deixarem o mundo das ideias e passarem a fazer parte da prática dos alunos, tendo como aliada neste processo a abordagem interdisciplinar.

 

Licença Creative Commons
 

Pesquisar no site

Contato

Intimidade com a História