Sustentabilidade além da fé

10/02/2016 20:59

Este ano, o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) lançou a Campanha da Fraternidade com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, chamando a atenção dos brasileiros para uma realidade atual e desagradável: a destruição do meio ambiente. O CONIC é formado pela Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida; elas escolheram como lema da Campanha o trecho bíblico que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24).

Mesmo se tratando de uma organização cristã e que direciona a abordagem da questão ambiental dentro da temática cristã, a proposta do CONIC é levar cada um a refletir sobre suas próprias ações em relação ao meio ambiente e a se posicionar favoravelmente a sustentabilidade em todos os aspectos da vida. Independente da religião professada ou da crença ou não em uma divindade, toda a sociedade é alertada e convocada, nos dias atuais, a cuidar do planeta de acordo com as possibilidades de cada um, desde as pequenas ações cotidianas até a militância e a organização coletiva em torno da causa ambiental.

No mundo de hoje, é urgente que todos aprendam que não é a natureza que deve se adaptar às necessidades econômicas e aos sistemas vigentes, mas o contrário, pois o ser humano pode sobreviver ao fim de um sistema político ou econômico, mas não pode sobreviver ao fim dos recursos naturais que atualmente a humanidade vem esgotando em ritmo acelerado. Os sistemas políticos e econômicos deste mundo podem e devem conduzir o ser humano a uma “corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo para todos” (Oração da Campanha da Fraternidade 2016).

Em um mundo onde vicejam conflitos inúteis motivados pelo fanatismo e fundamentalismo religioso, que a consciência ecológica e sustentável faça as pessoas irem além dos limites de sua posição em relação ao espiritual para que assumam uma posição em relação à defesa do nosso planeta.

 

Licença Creative Commons
 

Pesquisar no site

Contato

Intimidade com a História