XVII Semana de História - UFSJ - 2º dia (2ª parte)

10/11/2018 23:48

APRESENTAÇÕES DE PESQUISAS - EIXO "RELAÇÕES DE PODER"

 

4ª apresentação: "Entre o juiz ordinário e o juiz de fora..." - Mariane Alves Simões

 

- A pesquisa analisa a organização da justiça em Mariana (MG) na primeira metade do século XVIII, em especial os efeitos da substituição, em 1731, dos juízes ordinários (que ali administravam a justiça desde 1711) pelos juízes de fora, nomeados pelo rei português.

- A chegada de juízes de fora burocratizou mais a estrutura de justiça em Mariana, ao criar mais cargos e emitir mais correspondências com diversos órgãos (governo da capitania, por exemplo).

 

5ª apresentação: "Família e riqueza na Fazenda da Lage" - João Carlos Resende

 

- A pesquisa analisa relações sociais (em especial os casamentos) envolvendo as famílias que viviam no Distrito da Lage (atual município de Resende Costa), na segunda metade do século XIX.

- Na década de 1870, a despeito das leis que diminuíram a escravidão e do aumento nos preços dos escravos após a Lei do Ventre Livre, o número de cativos em Lage continua expressivo no total da população local.

 

6ª apresentação: "Bigamia em fins do século XVIII..." - Mayara Amanda Januário

 

7ª apresentação: "A intervenção da Diocese de São João Del Rei através da ALEF nas eleições de 1962" - Ana Luiza Coelho Andrade

 

- A Aliança Eleitoral pela Família teve o objetivo, em São João Del Rei, de indicar aos eleitores locais os candidatos que estavam de acordo com as doutrinas católicas, utilizando, entre outros instrumentos, o jornal "O Pilar" (criado em 1961), periódico oficial e anticomunista da Diocese sanjoanense, que buscava evangelizar e resguardar o patrimônio cultural local.

 

 

Licença Creative Commons
 

Pesquisar no site

Contato

Intimidade com a História