XXIX Simpósio Nacional de História - parte 3

19/08/2017 02:18

Abaixo, a terceira parte das anotações que fiz no XXIX Simpósio Nacional de História (Brasília, julho/2017).

 

25 de julho

Simpósio Temático nº 88 - Múltiplas cidades: histórias, memórias, disputas e intervenções

Coordenação: Profª Regina Soares de Oliveira (UFSB) e Viviane Gomes de Ceballos (UFCG)

 

1ª apresentação: Ana Laura Evangelista - "Estrada de Ferro Funilense (SP) - Território, história e patrimônio"

- A pesquisa é sobre os núcleos coloniais implantados no trajeto da ferrovia entre Campinas e Conchal (SP).

- O nome Funilense tem a ver, provavelmente, com formações geográficas em forma de funil.

- As abordagens possíveis nesta pesquisa se relacionam com: Território, História do tempo presente, Patrimônio cultural, Patrimônio ferroviário e Geografia histórica.

- As questões levantadas na pesquisa podem ser pensadas nas dualidades: aparecer e desaparecer, lembrar e esquecer, práticas e representações.

 

 

2ª apresentação: Diego Marinho de Gois (UFOPA) - "Santarém: um estudo sobre o cotidiano de uma cidade no interior da Amazônia no final da década de 1920"

- Um dos objetivos da pesquisa é buscar a presença indígena no cotidiano de Santarém no fim dos anos 1920, além de resgatar a história da cidade sob o olhar dos trabalhadores e de outros grupos sociais que não as elites locais e pensar a modernidade da Amazônia a partir das "estradas das águas" (lembrando que Santarém fica no meio do percurso feito pelas embarcações que cortam os rios entre Belém e Manaus).

- A fonte principal é o jornal "A cidade" (edições de 1927 a 1929).

 

3ª apresentação: Carlos Alberto Oliveira (IFCH/CIEC/UNICAMP) - "Cem anos em síntese: uma breve análise da Coleção Centenário" - oliveirahcp@gmail.com

- A pesquisa analisa a produção "Coleção Centenário" (Fundação João Pinheiro, 1997) na escrita e historiografia sobre Belo Horizonte.

 

4ª apresentação: Ana Carolina Pereira - "A cidade e a possibilidade de trabalhar questões relativas à identidade, memória e Patrimônio Cultural"

 

5ª apresentação: Leandro Clímaco Almeida de Melo Mendonça (Colégio Pedro II) - "Militâncias nas margens: histórias e memórias da intelectualidade suburbana através da imprensa (RJ, 1900-1920)"

- Investiga a criação de periódicos a partir da formação de bairros nos subúrbios cariocas, em torno das estradas de ferro (estradas Rio D'Ouro, Leopoldina, Dom Pedro II, Melhoramentos do Brasil, etc).

- A existência de periódicos e de uma intelectualidade nos subúrbios cariocas bate de frente com a ideia pejorativa de subúrbio (lugar desprovido de intelectualidade).

- A pesquisa aborda diversos periódicos suburbanos cariocas, como: "União Operária" (Engenho de Dentro), "Echo suburbano" (Madureira; pronuncia-se "eco"), "Gazeta suburbana", "Jornal suburbano", "O santacruzense", "O subúrbio", etc.

- A partir da análise dos periódicos acima mencionados, a pesquisa pretende investigar os motivos que levam à prática do jornalismo nos subúrbios cariocas e como esta prática interfere nos debates sobre assuntos importantes do Rio de Janeiro, especialmente cobrando da classe política carioca melhorias na infraestrutura suburbana (vemos este periodismo do subúrbio se fortalecer após as reformas do prefeito Pereira Passos, na década de 1900).

- Em vários momentos, há conflitos entre uma "elite suburbana" (expressão criada pelo escritor Lima Barreto) e os trabalhadores dos subúrbios, estando a "elite" a querer, por exemplo, uma grande avenida suburbana acompanhando as linhas férreas e inspirada no modelo da avenida Rio Branco (centro do Rio).

- É possível também perceber um conflito entre o periodismo produzido pelo suburbano e o feito para o suburbano (era comum dedicar espaço nos grandes periódicos cariocas para assuntos do subúrbio).

 

6ª apresentação: Anna Gabriela de Souza Cordeiro (doutoranda em Educação - PPGED/UFRN) - "Modernidade e ruína na fotografia: as duas faces do bairro da Ribeira no imaginário urbano de Natal"

- No início do século XX, o bairro da Ribeira emerge como centro de Natal (resultado da modernização do espaço), interligando o porto de Natal e o núcleo inicial da capital potiguar (bairro Cidade Alta).

- A modernização da Ribeira muda as edificações, tendo hoje ruínas que testemunham tal processo.

- As fotografias levantadas na pesquisa testemunham a decadência da Ribeira (que se dá com o fechamento do porto e a desativação da ferrovia de Natal).

26 de julho

Simpósio Temático nº 88

1ª apresentação: Gabriela Fernandes de Siqueira (UFCE) - "Os desvios à ordem: outro lado do processo de modernização de Natal nas primeiras décadas do século XX"

- O objetivo principal é perceber e esclarecer a atuação dos diversos sujeitos no processo de modernização de Natal (lugar dado aos populares neste processo, como atuavam, etc).

- No estudo sobre o período, há que se considerar os interesses da família Albuquerque Maranhão nesta modernização, que envolve aspectos materiais e simbólicos.

- Uma das características da modernização de Natal foi a ideia de ruas largas, homenageando presidentes brasileiros e outros "figurões" (como no caso das ruas do então recém-criado bairro Cidade Nova).

- No início do século XX, em Natal havia os seguintes bairros urbanos: Cidade Alta, Cidade Nova e Ribeira, além da área suburbana.

- A pesquisa lançou mão de fontes como os jornais "Diário" e "A República" (ligados aos políticos de situação) e "Diário de Natal" (ligado à oposição ao governo de Natal).

- Um dos pontos analisados na pesquisa é a desapropriação feita para a criação do bairro Cidade Nova: os habitantes retirados de seus casebres receberam indenização? Para onde foram?

- Apesar de destinado a elite, o bairro Cidade Nova acabou tendo espaços populares (casas de samba, feiras, etc).

- Entre 1902 e 1904, a modernização de Natal foi acompanhada da chegada de 15 mil retirantes (fugindo da seca no interior), o que elevou a população para 31 mil pessoas. Muitos dos migrantes foram empregados nas obras de modernização e eram vistos como imorais, bagunceiros, barulhentos, dados ao samba, ameaçadores da higiene urbana, entre outras visões.

- A partir do contexto da modernização, pensa-se também sobre a violência no subúrbio de Natal, questionando se a mesma estaria mais ligada à pobreza ou a problemas políticos na cidade.

 

2ª apresentação: André Procópio Gomes (UDESC) - "A construção de shoppings centers e a gentrificação de centros urbanos a partir do caso de Blumenau-SC (1990-2000)"

- A pesquisa analisa principalmente o impacto da construção do Shopping Neumarkt sobre o cotidiano de Blumenau.

- Um aspecto importante na presença do shopping na cidade é o resgate de símbolos e memórias da ocupação de Blumenau por colonos alemães; na verdade, tal resgate dá novos significados, considerando, por exemplo, que aspectos como a tradição cervejeira alemã e estilos arquitetônicos não necessariamente surgiram nas mesmas regiões de onde vieram os colonos que se fixaram onde hoje é Blumenau.

 

3ª apresentação: Raquel Oliveira Jordan (mestranda / UNICAMP) - "A cidade como questão: saberes e práticas em disputa nas propostas de 'melhoramentos urbanos' para São Paulo (1890-1910)"

- A pesquisa estuda as propostas da municipalidade paulistana para modernizar São Paulo, alegando a "intensidade de vida e o progresso de São Paulo" (Samuel de Neves, 1911 - Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas) e argumentando que a capital paulista "não oferece atualmente ao estrangeiro nenhum cunho de originalidade" (Alexandre de Albuquerque, 1910).

 

4ª apresentação: Pedro Beresin Schleder Ferreira (FAU/USP) - "Constelação de contrários: contradição e tensão na construção de uma 'avenida aristocrática'"

- O foco da pesquisa é a formação da avenida Angélica (São Paulo), na virada do século XIX para o XX, ligado ao Empreendimento "Boulevard Burchard" (1891), que era destinado às elites locais e deu origem ao bairro de Higienópolis, comunicando-se com a avenida Angélica e,através dela, com a avenida Paulista.

- O entorno da avenida Angélica consistia em grandes lotes e terras pertencentes a "figurões" da elite paulistana.

- Em 1897, foram encaminhados ao poder público municipal requerimentos para conter o avanço de construções dos trabalhadores que se fixavam na avenida Angélica e na avenida Higienópolis, principalmente propondo a obrigatoriedade dos proprietários manterem recuos entre as casas (para evitar casas geminadas). Tais propostas foram aprovadas, mas caíram em 1901 e voltaram em 1907.

 

5ª apresentação: Monique Félix Borin (doutoranda / UNICAMP) - "Os passeios da rua Barão de Iguape: legislação dos equipamentos públicos viários e sua incidência sobre os moradores de São Paulo (1886-1905)"

- Pesquisa e analisa a relação entre a materialidade da expansão urbana e os discursos em torno dela, pensando a relação entre os moradores e o poder público no processo de mudanças viárias na região pesquisada e a maleabilidade nesta relação (perdão de multas, por exemplo).

 

6ª apresentação: Ricardo Figueiró Cruz (mestrando / FEEVALE) - "Cidade (in)visível: os carnavais de Guaíba/RS como prática de sociabilidade urbana do centro para os bairros, durante a década de 70"

- Pesquisa e analisa os carnavais de Guaíba, com seus blocos e escolas, e como interagiam o centro e os bairros mais próximos nestes eventos.

 

7ª apresentação: Gustavo Uchôas Guimarães - "Presença de indígenas no município de Virgínia - Um resgate da história indígena sul-mineira"

O CONTEÚDO DESTA APRESENTAÇÃO E OS COMENTÁRIOS FEITOS NA OCASIÃO SERÃO DIVULGADOS EM OUTRA PUBLICAÇÃO.

 

Licença Creative Commons
 

Pesquisar no site

Contato

Intimidade com a História